Manual de Operação

Entrar em reunião Vídeo Ninja como participante

Antes de entrar na sala de vídeo, confira a seguir se você tem todos os itens necessários para o bom aproveitamento da imagem e som:

  • Esteja de fone de ouvido;
  • Esteja em um lugar silencioso;
  • Esteja em um local de boa cobertura da rede de internet (ou use o cabo de rede quando disponível);
  • Feche, desligue e desabilite programas e aplicativos que rodam em segundo plano no dispositivo que você usará para entrar na sala de vídeo, pois a sala demanda uma quantidade considerável de processamento do aparelho;
  • Se possível, avise pessoas aos seu redor que você entrará em uma transmissão ao vivo;
  • Se possível, desabilite notificações de aplicativos que possam te distrair e ocasionar barulhos durante a transmissão ao vivo.

OBS: Os ruídos de áudio que ocorrem durante a transmissão ao vivo (cadeiras arrastando, cachorros latindo, aparelhos emitindo sons, etc) são prejudiciais à qualidade pois confundem o sistema de captação sonora e causam o silenciamento do microfone, impedindo que a audiência possa entender o que está sendo dito no momento.

Quando tudo estiver pronto para entrar na sala de vídeo, acesse o endereço web que lhe enviamos.

Exemplo:

Captura de tela de uma mensagem de texto com informações de acesso para uma sala de vídeo. O texto contém uma mensagem de saudação, indica o URL para a sala e fornece uma senha de acesso.

Ao acessar, digite na caixa de texto (imagem a seguir) a senha que foi informada pela nossa equipe via mensagem.

Selecione a opção “OK” para prosseguir.

Na tela seguinte, selecione a opção “Join Room with Camera” (ou “Entrar na sala com câmera” para site traduzido automaticamente).

Na tela a seguir, configure a qualidade da entrada de câmera clicando na engrenagem ao lado do campo de seleção “Video Source” (ou “Fonte de vídeo“). Ao acionar o botão da engrenagem, uma caixa seletora aparecerá. Selecione a opção “High Resolution” (ou “Alta resolução“) à esquerda da lista.

Após, clique no botão verde “START” (ou “COMEÇAR“) e você entrará na sala de vídeo.

Pronto! A partir daqui nossa equipe vai te atender na sala de vídeo.

A imagem a seguir explica quais são os controles que você pode utilizar durante a ligação:

Caso enfrente problemas durante a transmissão ao vivo, aqui estão algumas dicas rápidas que podem lhe ajudar a solucionar:

  • Se a câmera não aparece, toque no botão Ativar/Desativar a câmera;
  • Se o áudio do microfone não estiver funcionando, toque no botão Ativar/Desativar o microfone;
  • Se você não consegue ouvir as pessoas que estão na sala, toque no botão Ativar/Desativar o som do alto falante;
  • Atualize a página da internet no seu navegador;
  • Em último caso: saia da sala de vídeo usando o botão Sair da chamada; feche a aba do navegador onde a sala de vídeo estava aberta; abra uma nova aba e acesse o endereço web que lhe enviamos; e inicie o processo de conexão à sala de vídeo contido neste manual.

Não tenha medo de se desconectar da sala de vídeo caso enfrente problemas. Se estivermos ao vivo, a pessoa que apresenta o programa vai cobrir sua ausência durante esse período de ajuste.

Quando a transmissão ao vivo terminar, aguarde o comando da equipe técnica para se desconectar, de modo a evitar desconexão durante o curso do programa.

Lembre-se de ativar as notificações em seus dispositivos, caso tenha desabilitado, além de retornar qualquer configuração de dispositivo ou software ao seu estado anterior, se aplicável.

Este manual e todas as informações contidas são propriedade exclusiva do Instituto Cultural Aruanda – Umbanda EAD e suas empresas associadas.
Não divulgue ou compartilhe o conteúdo com terceiros.

Departamento de Audiovisual - V1.0 19/04/2024